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Consultoria em Gestão da Qualidade

Se estudarmos a evolução que as empresas foram vivenciando ao longo dos tempos no que refere-se a gestão empresarial, perceberemos que desde a Revolução Industrial se falou em qualidade, naquela época a qualidade trabalhada nas empresas era voltada aos produtos e a corrigir problemas encontrados, totalmente corretiva, mas isso foi mudando, o entendimento foi sendo alterado a realidade vivenciada, a nomenclatura sofreu diversas alterações, até chegar no termo Gestão da Qualidade e o foco passou a ser nos processos e áreas da empresa, além de buscar a ação preventiva de problemas.

Quando falamos em Gestão da Qualidade podemos compreender que a empresa se preocupa em ter um Sistema Integrado de Gestão, que pode estar associado a certificação NBR ISO, que representa o selo internacional de padrão da qualidade. Mas neste post queremos focar nas ferramentas da qualidade, que devem ser conhecidas em sua empresa e muito mais que apenas conhecidas, precisam ser entendidas e aplicadas. Elas auxiliam na prevenção, resolução de problemas, comportam a padronização que poderá garantir que seu negócio seja rentável, inovador, que exista melhoria contínua para contribuir a satisfação e fidelização dos clientes e por fim assegurar a perpetuação do seu negócio.

A Gestão da Qualidade atualmente faz parte dos elementos estratégicos de uma empresa, pode ser fundamental para o sucesso ou insucesso, deve ser atribuída e perpetuada desde o topo da hierarquia até a base, todos da empresa precisam estar treinados e comprometidos com a política desenvolvida.

Sua empresa acha que resolveu os problemas encontrados, mas não fez qualquer análise das causas fundamentais que levaram o problema a surgir, com certeza esse mesmo problema irá continuar ocorrendo, porque a metodologia correta não foi empregada e o que foi corrigido foi apenas um efeito, ou seja, a causa fundamental ainda permanece da mesma forma, o que fará com que o problema seja recorrente.

Se as áreas de sua empresa possuem erros de comunicação, principalmente porque não existem processos mapeados, desenhados e pessoas treinadas, desta forma nunca a informação chegará a área seguinte para continuação do processo de forma eficaz e eficientemente, cumprindo cronogramas como deveria ser.

As situações citadas nos últimos dois parágrafos determinam que se sua empresa sofre com essas situações ela precisa de ajuda, precisa investir em uma Consultoria de Gestão da Qualidade, que poderá lhe auxiliar fazendo um diagnóstico da situação atual, elaborando um plano de ação detalhado com as ações a serem tomadas, as pessoas envolvidas, os prazos a serem cumpridos, treinando a equipe para que estejam hábeis a executar corretamente as ferramentas da qualidade, como: PDCA, diagrama de Ishikawa, brainstorming, 5W2H, mapeamento de processos através do uso de fluxogramas. Como resultado final a consultoria contratada poderá ambientar em sua empresa uma cultura de Gestão para Resultados.

 

Ficou com dúvida? Pode enviar um e-mail para blog@solucoesimpar.com.br será um prazer lhe atender!

 

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